diários de tcc vol.2 - organizando a cronologia de um roteiro audiovisual


como eu sempre tive muita facilidade pra escrever e imaginar coisas e situações, roterizar histórias sempre foi uma das minhas partes preferidas do processo audiovisual.


mas toda essa criatividade também acabou se tornando um problema, porque na maioria das vezes, eu imagino tantas coisas que acabo ficando um pouco perdido na cronologia dos eventos e na própria história.


outro dia, dando aquela zappeada no tiktok, eu vi um video de um cara explicando ~como roterizar uma história sem querer morrer~, que era basicamente o meu caso. ok, ok. eu não tenho vontade de mOrReR mesmo, mas o que acaba acontecendo as vezes é que com tanta informação desorganizada, eu acabava perdendo a vontade de realmente escrever, ou tendo uma certa dificuldade de organizar as ideias.


tentei fazer como o cara do vídeo disse, e o resultado foi mais ou menos esse:

a técnica consiste em desenhar o circulo, e dividir em quadrantes. em seguida eu preenchi com os acontecimentos, e foi meio que isso. no vídeo, eu preenchi na ordem cronológica porque eu já tinha escrito todos os eventos definidos.

uma coisa que eu não gostei nesse método, é que dependendo do seu roteiro, você pode ficar sem espaço no circulo, ou as vezes você preenche errado e precisa apagar (no caso de estar usando lápis) ou rasurar (no caso de usar uma caneta).


esses detalhes me levaram a desenvolver meu próprio método, de forma mais simples e personalizada:

desse meu jeito, eu usei uma cor de post-it para cada personagem principal (dessa forma da pra ter uma noção do tempo de tela de cada personagem), e preenchi os papéizinhos com as cenas de cada protagonista.

depois eu só organizei a cronologia da forma correta, grudando os papéis em uma folha sulfite. facilitou muito o lance das correções (não preciso mais rasurar o apagar), e também me deu uma maior flexibilidade para arrastar uma cena para outro ponto da história sem dor de cabeça.


bom, acho que a minha dica de hoje pro seu tcc era essa,

Leø Λzvdo, bzZz out!